História da História de qualquer um versus a História de todos



"- Já vocês têm um sistema em que qualquer um pode ser rico.
Atenção: não todos. Qualquer um.
Não se pode perder quando todos apostam ser esse 'qualquer um'".
(NO, 2012)[1].


HISTÓRIA DA HISTÓRIA DE QUALQUER UM VERSUS ..., é uma intervenção que reúne em si um conjunto de impressões e caracteres que sintetizam forças históricas presentes em algumas sociedades  contemporâneas. Forças que, ao serem naturalizadas, produzem uma opacidade nas relações e estruturas nas quais estamos submetidos e das quais, também, somos responsáveis. Opacidade que faz com que o mundo seja feito para qualquer um, mas não para todos.

De forma específica, pretende-se apenas como um gatilho, como um objeto, como um momento que gere algum tipo de reflexão e deliberação - sendo agora ativada - no/pelo   leitor/manuseador que lê essas palavras. Nas páginas e impressões deste trabalho o leitor/manuseador encontra formas de deliberar e agir, de decidir, de perceber a opacidade que atravessa os discursos  da arte, da história, da economia, da política, da cultura, da ciência...
Na materialidade deste trabalho o leitor/manuseador delibera e age, abandonando, assim, sua condição de «homo lottericus». Pode, por exemplo, escolher entre os tipos de capas a serem usadas na intervenção (capa dura que oferece mais resistência/persistência, mas demanda mais tempo de construção, capas leves de rápida impressão mas menor resistência/persistência, caixas,...)
Se quiser o leitor/manuseador e, agora, escritor pode apagar e arrancar o escrito, pode usar o escrito e (re)escrever A HISTÓRIA DE TODOS.  



Versão Capa Dura PDF - Download
Versão Simples PDF - Download
Pasta com arquivos CDR - Download

















____________________________________________________________
Referências:
NO. Direção: Pablo Larraín. Produção:  Daniel Marc Dreifuss, Juan de Dios Larrapin, Pablo Larraín. Chile / Estados Unidos / França: Canana Films / Fabula, 2012. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário